sábado, 23 de fevereiro de 2013

teste de uso Lote #7

Hoje testamos o Lote #7, sabonete de chá verde com substituição da água por chá na solução cáustica. 

Este sabonete foi fabricado com nossa receita básica ( Oliva / Palma / Palmiste / Mamona / Estearina ), teve como aditivo chá verde em forma de infusão no azeite de oliva e  em forma de chá substituindo a água na solução cáustica, usamos esta infusão por três motivos: 

PRIMEIRO - Obter cor de forma natural sem utilização de corantes;
SEGUNDO - Obter uma base esfoliante natural proveniente dos resíduos de chá verde presentes na infusão TERCEIRO - Tentar capturar o aroma delicado do chá verde além de suas propriedades naturais.

Devo registrar que a coloração não ficou como imaginamos, queríamos um verde claro e nossa massa esta um verde oliva (devido a adição do chá no lugar da água na solução cáustica), conseguimos também a base esfoliante com pequenos fragmentos do próprio chá verde que estava na infusão, mas o aroma não conseguimos manter nem de longe (risos), testes são para isso mesmo, outra ponto a ser revisto é base que usamos para esfoliação. Como não filtramos nossa infusão pedaços um pouco maiores do que desejávamos foram inseridos em nossa mistura de óleos e consequentemente resultou em uma esfoliação muito agressiva, no próximo lote devemos filtrar o afeite afim de reter as partículas maiores e só utilizar as partículas pequenas assim teremos uma esfoliação mais suave.



Vamos estudar a possibilidade de um sabonete com esfoliação mais profunda, mas no momento vamos optar por usar o procedimento descrito acima.



Conseguimos um sabonete muito bom com espuma abundante e cremosa, presença de bolhas, poder de limpeza e hidratação equilibrados. Os registros falam por mim, basta conferir.



Vamos as nossas considerações: 

TESTE VISUAL: Nosso pequeno lote sofreu uma pequena mudança na sua coloração durante o processo de cura devido ao processo de secagem, resultando em uma barra um pouco mais clara, mesmo assim ainda fora do que pretendíamos. 

TESTE FÍSICO: Nossos sabonetes apresentam uma dureza excelente, tomamos vários banhos com ele antes de escrever esta postagem e ele se mostrou muito resistente a água, a perda de água na cura foi de aproximadamente 5% após 30 dias.

TESTE OLFATIVO: Não obtivemos os aromas que estavam nos óleos, por isso este sabonete não pode ser avaliado positivamente neste teste, teremos de colocar óleo essencial ou essência quando formos repetir esta receita ou fazer um novo teste.

TESTE DE USO: O tamanho sempre me agradu, não é nem grande nem pequeno, tem uma ótima empunhadura, etc... se mostrou bastante resistente a água durante os vários banhos em que foi testado, fez espuma com grande facilidade, porem achei que sua esfoliação é muito profunda. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mais um teste realizado e novos aprendizados adquiridos, o caminho se torna mais linear e podemos prever que melhoras viram rapidamente com os novos conhecimentos, enfim estamos no caminho certo.

Acho que por hoje seja isso, até a próxima.

Para ver o teste de fabricação deste sabonete Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao participar de nosso Blog, você estará ajudando a um enorme numero de pessoas que estão procurando o conhecimento que você pode ter, antão participe, compartilhe!

Obrigado por deixar suas considerações em nosso Blog e volte sempre.